Curso ‘Periferias Potentes’ valoriza iniciativas socioculturais locais com a produção de podcasts
periferia-potente-5.png
periferia-potente-2.png

Entre agosto e outubro de 2021, o ICC - Instituto Casa Comum em parceria com o programa pontifício Scholas Occurrentes ofereceu o curso gratuito Periferias Potentes sob a curadoria do professor Dennis de Oliveira (ECA-USP). Foram 9 encontros online com filmes, oficinas e palestras que ajudaram um público bem diversificado a desenvolver o senso crítico e a importância de dar voz às comunidades por meio da produção de podcasts.

A opressão de classes continua, principalmente em bairros periféricos. Arte, cultura e música não estão só nos centros urbanos! A precarização do trabalho em uma sociedade excludente torna necessário que movimentos sociais periféricos fortaleçam e ampliem seus espaços de convivência e expressão. Por isso, é importante potencializar as vozes da periferia.

A formação também contou com a participação de convidados como a professora e assistente social Eliete Edwiges Barbosa (CELACC-ECA-USP), a professora e jornalista Tatiana Oliveira (CELACC-ECA-USP) e o jornalista e articulador cultural Joselicio Junior (o Juninho do Círculo Palmarino e Dandara Editora). Como resultado final dessa experiência foram produzidos 4 podcasts disponíveis no Stream Central Periférica. São eles: Cozinhas Comunitárias, Estante Periférica, ‘99 não é 100’, Mulheres, Poesia e Periferia. Confira a seguir:

periferia-potente-3.png
periferia-potente-1.png
periferia-potente-4.png

Novo curso

Inscrições encerradas

curso-paulofreire-celacc_edited_edited_e

Ministrado pelo Prof. Dr. Dennis de Oliveira, o curso abordou em seu conteúdo algumas das ideias básicas do pensamento de Freire, como a cultura do silêncio, o conceito antropológico de cultura e a ação cultural para a liberdade. A programação ainda incluiu discussões acerca do direito à fala como reconstrução da subjetividade, a emancipação como projeto coletivo e a comunicação como espaço de construção do comum.

Também foram sorteados três exemplares do livro "Jornalismo e emancipação - uma prática jornalística baseada em Paulo Freire".

Carga de 8 horas (sábado, das 9h às 17h).

Data: 27 de fevereiro de 2021.

Para participar do curso, aberto a todos os interessados, basta acessar o link abaixo e realizar a inscrição.

sucesso-curso-paulo-freire.jpg
Sucesso de
público.
Quase 100 inscritos.