cópia_de_dennis3_edited.jpg
ENSINO
Disciplinas de graduação e pós graduação

LABORATÓRIO DE INICIAÇAO AO JORNALISMO

OBJETIVO: Iniciar os estudantes ingressantes no domínio das técnicas e dos conceitos do jornalismo, utilizando como espaço laboratorial o jornal “Notícias do Jardim São Remo”, mensalmente distribuído na comunidade do Jardim São Remo.Propiciar reflexões e debates sobre as razões éticas das ações jornalísticasDesenvolver nos estudantes virtudes profissionais como: senso de responsabilidade; senso de crítica e auto-crítica; respeito às fontes e aos leitores; rigor ético nas decisões; rigor técnico nos procedimentos e criatividade na expressão das mensagens.

TEORIAS DA CULTURA

OBJETIVO: Discussão e reflexão sobre os principais conceitos de cultura dando ênfase ao tema da diversidade cultural e os desafios do mundo contemporâneo.

ESTADO E MUDANÇA SOCIAL

OBJETIVO: Discutir com os alunos a natureza do Estado como instituição da sociedade capitalista, o seu papel como mediador dos conflitos sociais e as possibilidades e limites da ação dos movimentos sociais.

JORNALISMO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS NA AMÉRICA LATINA

OBJETIVO: Esta disciplina tem como objetivo contribuir para uma reflexão conceitual sobre o panorama sócio-cultural e o jornalismo praticado na contemporaneidade com vistas a constituir um campo teórico que problematize as singularidades do jornalismo contemporâneo na sua interface com o panorama das assimetrias étnico-raciais. Os seus objetivos específicos são: 1 – Discutir os conceitos de opinião pública e formação de opinião; 2 – Refletir sobre o jornalismo como atividade típica da modernidade burguesa 3 – Refletir sobre a economia política do jornalismo, a monopolização e a articulação com os poderes constituídos. 4 – Refletir sobre o conceito de interesse público e as possibilidades de constituição de uma ética jornalística; 5- Refletir sobre a constituição das assimetrias étnico-raciais como estruturantes das sociedades capitalistas latino-americanas.

Mais infomações